PERNAMBUCO / BRAZIL: AGRESTINA / PERNAMBUCO / BRAZIL (0042 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.065 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 9 de março de 2021

AGRESTINA / PERNAMBUCO / BRAZIL (0042 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.065 PESSOAS (IBGE 2020)




Muitas opções para o Turismo de Aventuras e Ecoturismo com Matas, Trilhas, Cavalgadas, Motocross, Festas Religiosas e Tradicionais da Cultura Nordestina. 

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRAZIL


Vista aérea
CAPELAS DA CIDADE E DOS SÍTIOS ARREDORES
Nossa Senhora do Desterro
Capela no sítio
Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Nossa Senhora da Conceição em Vila Barra do Chata
Nossa Senhora da Conceição no Sítio Sapucaia 
Nossa Senhora da Conceição no Sítio Riacho
Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Nossa Senhora da Saúde
Capela no Sítio Riacho
Santa Luzia
Santa Tereza
Santa Tereza na Vila
São Francisco Xavier
São Francisco de Chagas
São José
Chegando na cidade
ENTORNO 
A zona rural chama a atenção em Agrestina. Na Serra do Jardim resquícios do bioma da Mata Atlântica abrigam diversas espécies vegetais e animais, representando o misto da fauna e da flora típicas da região Agreste do Estado. Já a unidade de conservação ambiental, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serro Azul serve de potencial para o Ecoturismo e o Turismo de Estudo.
Escola Pública Estadual
GASTRONOMIA
A gastronomia do município segue o padrão da comida regional nordestina: a base de milho; mandioca; castanha de caju; buchada; mão de vaca; carne de bode e carne de boi, com destaque para a carne de sol, oferecida em quase todos os restaurantes urbanos. Destaca-se também, a produção de doce de leite em barra, que sai da Zona Rural para diversas cidades de Pernambuco e até para outros estados brasileiros.




MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO – MARCO ZERO
Paróquia centenária, fundada em 15 de dezembro de 1912, tem grande relação com o surgimento de Agrestina, pois a povoação da área começou a partir do momento no qual foi encontrada, por um dos transeuntes, uma imagem de Santo Antônio talhada em madeira. Atualmente, a Praça Padre Cícero e a Matriz estão localizadas na região considerada o Marco Zero da cidade.
MONUMENTO CALDEIRÃO
O Monumento Religioso Caldeirão foi edificado no final dos anos 60 em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. O monumento está localizado sobre o reservatório de água conhecido na localidade por Caldeirão, no Sítio Água Branca, a 13 km da cidade.
Pista de Motocross
Vista parcial
PONTE DA CAPIVARA
A Ponte sobre o Rio Una, quase centenária, é localizada no Sítio Capivara, distante da sede 7 km.
Praça central





Prefeitura Municipal
Estação Rodoviária
Ruas e Avenidas da cidade






VILA BARRA DO CHATA
Fundada em 1854, a Capela de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais antigas da cidade e está localizada na Vila Barra do Chata, a 8 km do município. A capela já recebeu diversas visitas ilustres, como o Missionário Capuchinho, Frei Damião. No dia da Santa Padroeira, 8 de dezembro, a comunidade realiza uma das mais tradicionais festas religiosas da zona rural.
VILA DE SANTA TEREZA
Localizada na zona rural, distante 5 km da cidade, a Vila de Santa Tereza também possui seus encantos e particularidades. A comunidade abriga uma relíquia cultural, a Capela de Santa Tereza, e é responsável pelo título espontâneo do município como a Capital Nacional do Chocalho, pela grande quantidade de peças produzidas e distribuídas por todo o país.
VILA PÉ-DE-SERRA DOS MENDES 
Localizada a 12 km de Agrestina, a comunidade guarda tesouros como casarios antigos e a cultura dos remanescentes de quilombolas, atualmente, com 180 famílias. Nas redondezas podem-se encontrar furnas, formações geológicas que, segundo a Fundação Cultural Palmares, serviram como abrigo para os escravos que fugiam em busca de esconderijo.
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Agrestina, PE / Charlie / Thymonthy Becker / ferias.tur / Wikipédia 


SONHOS DE UM VIAJANTE
ANIMAIS DA FLORESTA
Eu cheguei na portaria de um hotel. Eu queria fazer uma prova de supletivo. Nisto o homem que me atendeu, disse que eu não podia passar por ali, tinha que seguir uma estradinha lateral. Ali não podia seguir quem não fosse muito rico. Eu peguei esta estradinha que ia no mesmo sentido da entrada do hotel, já que da portaria do hotel até onde ficava a construção, tinha uma estrada larga. Eu cheguei numa construção onde havia uma sala e tinha umas dez pessoas lá dentro. Eu perguntei a uma mulher se ali que estavam fazendo provas para o vestibular. Ela não respondeu ou não me ouviu. 



Então eu perguntei novamente. Então ela me disse que ali não era para vestibular, e sim para o supletivo. Então eu disse: É aqui mesmo que eu tenho que fazer. E entrei rindo para a sala. Depois fui até uma loja onde o Fernando trabalha. Chegando lá, estava fechada. Eu então fui por um corredor que tinha na lateral, para entrar pelos fundos. Na porta dos fundos, estava um colega do Fernando me esperando, para entregar os desenhos que o irmão dele tinha feito para mim. Ele me deu uma pasta cheia de folhas. Eu fiquei satisfeito, porque estava esperando aqueles desenhos a muito tempo. 


Entrei na loja, eu brinquei com o pessoal que trabalha lá, que eles não queriam nada com a dureza, pois a loja estava fechada. Eles disseram que estavam dando balanço. Eu fui olhar os desenhos e vi o desenho de uma floresta e de uma centopéia. Não vi outros. Havia muitas folhas e todas haviam escrito algo. Então eu disse que ele contava a história de Divinópolis. Depois eu fui indo embora, para colorir os desenhos em casa. Nisto fiquei pensando que não tinha visto nenhum outro desenho. Talvez a pessoa só tivesse feito dois para eu ver se ficou bom.

SONHOS INUSITADOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo