PERNAMBUCO / BRAZIL: PAULISTA / PERNAMBUCO / BRAZIL (3.669 / 5.570) POPULAÇÃO: 334.376 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 9 de março de 2021

PAULISTA / PERNAMBUCO / BRAZIL (3.669 / 5.570) POPULAÇÃO: 334.376 PESSOAS (IBGE 2020)




De um lado o mar e do outro o Rio Timbó. Eh assim a Namorada do Sol, que tem praias de águas azuis e sempre mornas. Para os amantes de Esportes Náuticos este eh o lugar perfeito. Mas a cidade tem mais que isso. Casarios coloniais, Colônia de pescadores, vasta área de coqueirais, Cultura, História, Parque Aquático e muito mais.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z


Igreja da cidade
Igreja Matriz de Santa Isabel

Vistas parciais da cidade








Praias da cidade












Praças da cidade








Rio Timbó




Rodovia de acesso para as praias
Ruas e Avenidas da cidade






Trevo da cidade

Dados gerais da cidade
Código do Município - 2610707 
Gentílico - paulistano 
Prefeito (2017 / 2020) GILBERTO GONÇALVES FEITOSA JÚNIOR 
População estimada [2019] 331.774 pessoas 
População no último censo [2010] 300.466 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 3.087,66 hab/km² 
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
Paulista – Pernambuco – PE 
História 
A história do Paulista começa no ano de 1535, quando o município ainda fazia parte da estrutura de Olinda. O donatário Duarte Coelho doou ao seu cunhado, Jerônimo de Albuquerque, as terras de Paratibe, em reconhecimento aos serviços prestados por ele à Colônia. Em 1550, Jerônimo de Albuquerque, por sua vez, doa essas terras ao português Gonçalo Mendes Leitão, que casou-se com sua filha, Antônia de Albuquerque. 


Iniciou ali um grande povoado, com a construção de um engenho d’água (com o nome de Paratibe), uma capela (dedicada a Santo Antônio) e um sobrado. 
Em 1555 era fundada a primeira freguesia. 
Após alguns anos, a propriedade de Paratibe passou a denominar-se Paratibe de Cima, sendo esta parte desmembrada, cabendo a um dos filhos de Gonçalo Mendes, que levantou um engenho e deu ao mesmo o nome de Paratibe de Baixo. 
Com a morte de Gonçalo Mendes, alguns lotes de terra foram vendidos, passando grande parte daquela propriedade para o domínio de outras pessoas. 


Nessa época, o Coronel Francisco Berenguer adquiriu, a titulo de compra, uma porção de terras em Paratibe de Cima, que se estendia até o riacho “Lava-Tripas”, fundando o Vínculo de Paratibe. 
Tal área abrangia os terrenos “Cova da Onça”, bem como os sítios do “Viana”, “Ferraz” e “Mirueira”, além de toda a extensão desde a estrada pública até o lugar denominado “Água do Curral”. 
Posteriormente, o engenho Paratibe de Baixo e toda a propriedade de Maranguape pertenceram ao mestre de campo João Fernandes Vieira, que construiu ali um sobrado para sua residência e uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres. 


Após a sua morte, em janeiro de 1681, sua viúva fez escritura de dote para uma filha natural de João Fernandes, de nome Maria Joana Cezar, por seu casamento com o Capitão-Mor Jerônimo Cezar de MeIlo. Com o falecimento de Dona Maria Cezar, ocorrido em 1689, o Coronel Francisco Berenguer, irmão da falecida e testamenteiro, vendeu o referido engenho ao mestre de campo Manoel Alves de Moraes Navarro, natural da Capitania de São Paulo, de onde veio comandado por um terço de primeira linha para a chamada “Campanha dos Palmares”. 
Naquela época, era muito comum o uso da expressão: “vou para o Engenho do Paulista” ou “venho de Engenho Paulista”, o que originou, mais tarde, o povoado do Paulista, Vila do paulista e a partir de 1935, município do Paulista. 


Um fato importante na história do município aconteceu em 20 de maio de 1817, quando o padre João Ribeiro Pessoa de Mello Montenegro, participante da Revolução Pernambucana, suicidou-se ao tomar conhecimento do fracasso do movimento. Seu cadáver, sepultado na capela do Engenho Paulista, foi desenterrado e mutilado; a cabeça, separada do tronco, foi levada para o Recife e colocada no pelourinho por ordem do almirante Rodrigo Lobo, comandante da esquadra enviada da Bahia pelo conde dos Arcos, para reprimir a revolução.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Paulista, PE / Charlie / IBGE / Thymonthy Becker 


SONHOS DE UM VIAJANTE
AS DUAS MULHERES
Estava em minha casa. Era um apartamento rodeado por uma varanda. Eu olhei para a varanda e vi um homem pulando dentro dela. Então eu disse a uma pessoa que estava na sala comigo, que era o ladrão que já tinha estado ali duas vezes. Eu corri por outra varanda, para cerca o ladrão. Nisto cruzei com duas mulheres. Eu então me perguntei o que aquelas mulheres faziam ali. 


Nisto consegui pegar o ladrão. Eu o joguei ao chão e ajoelhei em cima dele, para ele não fugir. Então gritei para a pessoa que estava comigo, que era para discar 190 e chamar a policia. Nisto olhei para o ladrão no chão, e vi que era o Fernando. Ele ficava quieto e não se mexia. Então fiquei na dúvida se era o Fernando ou alguém que tinha o rosto igual ao dele.

CONHEÇA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo