Uma cidade com nome de árvore. O acesso da sede do município à capital do estado pela estrada de ferro é de 96 km e pela estrada asfaltada é de 98 km.
Vista aérea da cidade
Matriz de Nossa Senhora da PenhaVistas parciais da cidade
Açude da cidade
Represa da cidade
Comércio local
Corredeiras
Escola Pública Municipal da cidade
Feira Livre na cidade
Vistas parciais da cidade
Praça da cidade
Quadra esportiva
Ruas e Avenidas da cidade
Comércio local
Escola Pública Municipal da cidade
Feira Livre na cidade
Vistas parciais da cidade
Praça da cidade
Ruas e Avenidas da cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 2605905
Gentílico - gameleirense
Prefeito (2017 / 2020) VERONICA MARIA DE OLIVEIRA SOUZA
População estimada [2019] 31.052 pessoas
População no último censo [2010] 27.912 pessoas
Densidade demográfica [2010] 109,05 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,7 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 1.232 pessoas
População ocupada [2017] 4,0 %
Posição geográfica da cidade no estado
História de criação da cidade
Gameleira / Pernambuco - PE
Histórico
O início da povoação de Gameleira data de 1848, quando elementos da revolução praieira se instalaram ao pé da colina Francisco Pinto, chefiados por José Pedro Veloso da Silveira, residente ao engenho Lages profundo conhecedor da região e grande defensor da revolução, ao lado de Nunes Machado.
Da colina de Francisco Pinto esses elementos demandavam à Água Preta, local de constantes conflitos entre Praeiras e Guaribus.
Os primeiros habitantes de Gameleira foram os índios Cariris e Uruas. O topônimo de Gameleira teve origem no grande número de árvores da Gameleira existentes no lugar. Com o desbravamento da selva e a catequese dos índios, construiu-se entre os sítios Boa Vista e Cachoeira Grande, um engenho que tomou o nome de Gameleira. Terminada a revolução instalou-se no lugar “SAITO” um português de nome Oliveira Pelagem, que construiu 5 casas e se estabeleceu com uma mercearia, pouco tempo depois era iniciada a construção da estrada de ferro que deveria passar por Gameleira com destino ao rio São Francisco.
Em 1860 foi inaugurada a estação e também um grande armazém para a estocagem de açucar dos engenhos e posterior transporte para o porto de Rio Formoso. O município de Gameleira teve a sua criação em 7 de junho de 1872, de acordo com a lei provincial nº 1057. De início, contava apenas com o distrito de Gameleira e hoje, compõem-no de Gameleira. Cuiambuca e José da Costa.
Gentílico: gameleirense
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Gameleira. PE / IBGE / Thymonthy Becker / acidadeeahistoria.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo