PERNAMBUCO / BRAZIL: 10 MELHORES PRAIAS DO BRAZIL (Segundo o Site Guia do Litoral)

terça-feira, 9 de março de 2021

10 MELHORES PRAIAS DO BRAZIL (Segundo o Site Guia do Litoral)





São centenas de praias espalhadas por quase 10 km de costa, muitas com fama internacional, selecionamos as melhores.
Seja só de férias ou para garantir o bronzeado. Os caminhos do verão levam ao litoral brasileiro.



São centenas de praias espalhadas por quase 10 km de costa - muitas com fama internacional por suas belezas naturais. Então não perca tempo. O Guia do Litoral separou 10 praias pra você curtir a temporada de sol e mar numa boa. Faça sua escolha e divirta-se!
1ª - PRAIA DE GENIPABU / NATAL - RIO GRANDE DO NORTE
A paisagem desértica formada por imensas dunas consideradas as mais altas do país, em contraste com lagoas de águas doces fazem de Genipabu, no Rio Grande do Norte, um dos cartões-postais mais conhecidos do Estado. Construções de pau-a-pique e sapê, tornam a praia ainda mais charmosa. E quem vai para lá também não pode perder uma de suas atrações mais inusitadas: o passeio de dromedário.


Os animais estão longe de proporcionar a emoção do sobe-e-desce em alta velocidade dos buggies pelo parque das Dunas - mais ao sul da região -, mas não deixam de encantar os visitantes. Por cerca de 20 minutos, eles caminham por entre as dunas móveis nordestinas onde, de um lado, pode-se avistar a praia e, de outro, o rio Potengi.
Uma prática comum, para diversão nas dunas de Genipabu, é a do “esquibunda”, onde você senta numa prancha de madeira e desce pelas dunas direito para a lagoa de Genipabu que possui águas escuras no tom azul turquesa.
Assim como as praias do litoral sul do Rio Grande do Norte, as do litoral norte também são belíssimas.
Dunas e sol compõem um cenário que fará você se sentir num oásis.
Além disso, não deixe de fazer o Passeio de O “aerobunda” – atividade onde você desce das dunas por meio de um cabo de aço e cai de “bumbum” na água, também é bastante praticada.
Outro passeio maravilhoso que você só fará em Genipabú é o passeio de dromedário – animal típico do Oriente Médio. Com o traje típico você tira uma foto e todo mundo pensará que você esteve muito mais longe.
Outra curiosidade que você deve saber sobre as Dunas de Genipabu é que elas são móveis, se movimentando de acordo com a influência dos ventos.
As águas mornas te proporcionarão aproveitar melhor o banho nas lagoas de águas claras e doces. Por isso a paisagem é sempre uma novidade para quem as visita.
2ª - PRAIA DE MARAGOGI / MARAGOGI - ALAGOAS
foto - Camila Panzera
Já no litoral norte de Alagoas, na divisa com o Estado de Pernambuco, está outro paraíso: o Caribe Brasileiro. Assim é conhecida a cidade de Maragogi, famosa pelas barreiras de recifes de corais localizadas a 6 km da costa e suas piscinas naturais (galés).


As águas calmas e transparentes destes locais são um convite ao mergulho, principal atrativo da região. Com a maré baixa, por meio de embarcações do tipo catamarã, é possível chegar ao destino e se maravilhar com a rica fauna marinha repleta de corais, esponjas, moluscos, crustáceos e peixes coloridos. O que torna o passeio ainda mais agradável é a média de temperatura de 27º C que garante a sensação de calor durante todo o ano.
foto - Camila Panzera
Maragogi tem 22 Km de litoral onde estão praias de rara beleza cada qual com sua peculiaridade. Para quem vem de Maceió, ao sul, a primeira praia é São Bento, logo após a ponte sobre o Rio Salgado que separa Maragogi de Japaratinga. É uma bucólica aldeia de pescadores cuja tranquilidade é a principal característica.



Menina dos olhos de muitos brasileiros ávidos por sombra e água fresca, as praias da pequena cidade alagoana impressionam pela beleza e pela transparência. Basta um dia de sol - e que o vento ou a chuva não insistam em remexer as águas - para que o potencial do mar de Maragogi seja revelado.
foto - Camila Panzera
Maragogi, a praia principal, é a que tem mais movimento devido aos vários bares e restaurantes ao longo da orla - a praia tem estrutura, mas há outras mais interessantes em Maragogi, não resuma sua viagem apenas à área central, que pode ter águas impróprias para banho. Se quiser conhecer uma das praias mais interessantes da região, vá até Peroba, na divisa com Pernambuco, e curta um mar sereno, com direito a admirar muitas piscinas formadas por corais.
foto - Camila Panzera
3ª - PRAIA DE MURO ALTO / PORTO DE GALINHAS - PERNAMBUCO
foto - Camila Panzera
Outra beleza do Nordeste brasileiro é a praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas, a 60 quilômetros ao sul de Recife. Seu nome deve-se a um paredão de corais que circunda suas piscinas naturais, com três quilômetros de extensão. Sem ondas e muito claras, suas águas também fazem um convite ao mergulho. Pequenos barcos a vela e caiaques completam as opções de lazer para toda a família. Muro Alto tem outra particularidade. É lá que se concentram os resorts de Porto de Galinhas.
A praia de Muro Alto tem 2,5 mil metros e seu nome deriva das falésias de cerca de 3 m que formam um paredão em boa parte de sua extensão. Possui arrecifes em toda sua dimensão que formam piscinas de águas calmas e mornas.


O seu acesso é feito por estrada asfaltada a partir do Posto da Policia Rodoviária na PE 09. Após o resort Nanai o trajeto deve ser feito de bugue ou a pé. Pode-se também chegar a ela a partir da Praia de Cupe andando a pé pela areia.
Existe a piscina natural mais profunda da Região de Porto de Galinhas, com até 10 m de profundidade , boa para nadar. Em uma área delimitada da praia é permitido usar de jet ski pela piscina natural . Não perca.
É possível alugar-se um buggy para fazer um passeio pela região até Pontal de Maracaípe (onde após alugar uma jangada pode-se ver os cavalos marinhos) ou até a locais mais afastados.



Na praia de Muro Alto está instalado um complexo de resorts, hoteleiros e residenciais, de alta qualidade que atrai turistas do mundo todo e celebridades nacionais.
4ª - MANGUE SECO / JANDAÍRA - BAHIA
Marcada por suas dunas gigantes, que fizeram bastante sucesso na novela Tieta, Mangue Seco é um daqueles lugares onde a natureza exagerou no capricho. Sua história começou em 1548, quando alguns padres se salvaram de um naufrágio, e deram ao lugar, o primeiro nome de Vila de Santa Cruz da Bela Vista. De lá pra cá, as construções do período se tornaram ruínas históricas, e suas belezas naturais, a transformaram num dos mais concorridos destinos da belíssima Costa dos Coqueiros.
Em seus quase 30 km de extensão, as areias finas contornam um mar de características singulares. Durante a vazante apresenta águas tranqüilas, o que a torna muito boa para banho. O mesmo não acontece na maré cheia, quando ondas fortes quebram em toda a sua extensão, fazendo a alegria dos surfistas.


O emocionante passeio de bugre é um dos seus mais badalados atrativos, já que, com ele, o visitante pode contornar as belas e famosas dunas, além de conhecer os encantos das praias vizinhas.
Na divisa da Bahia com Sergipe, a 250 quilômetros de Salvador, estão as "terras de Tieta". Cenário do romance de Jorge Amado - Tieta do Agreste -, Mangue Seco - tem opções de lazer que agradam desde os surfistas, que chegam a encontrar picos de grandes ondas até os pescadores, que aproveitam as águas calmas dos rios e a variedade de peixes para garantir o sustento do dia a dia.
Os passeios de buggie também são indispensáveis aos turistas que querem curtir 30 quilômetros de areias claras com suas dunas - com boa dose de adrenalina para os mais aventureiros. O trajeto tem duração média de duas horas. Roteiros de barco pelos manguezais do rio Real também podem ser combinados com os pescadores da região.
5ª - CANOA QUEBRADA / ARACATI - CEARÁ
Canoa Quebrada é conhecida no mundo inteiro por sua praia deslumbrante e o oceano de cor esmeralda com águas calmas e cálidas. Cosmopolita e oferecendo uma ampla variedade de atrativos naturais, a vila de Canoa Quebrada é localizada entre dunas, lagoas e falésias avermelhadas.


As características climáticas são perfeitas para a prática de kitesurf e vôo duplo de parapente.
A Rua principal, apelida Broadway, começa a ser movimentada a partir das 18 horas. Com as maioria das lojas, bares e restaurantes do vilarejo, é o ponto de encontro da vila.
Os restaurantes de Canoa oferecem cardápios variados, desde pizzas, massas e mariscos passando pelo famoso churrasco, a cozinha regional nordestina e comida internacional.
Venha curtir a praia de Canoa Quebrada, um dos últimos paraísos tropicais do planeta !
Canoa Quebrada, localizada no município de Aracati, a 157 km de Fortaleza. Canoa é o segundo destino mais procurado do estado. Sendo uma das poucas praias do Ceará que possui uma barreira de corais, seu mar tem águas calmas e, com a ajuda dos fortes ventos na região, os passeios de jangada por ali costumam ser um dos mais requisitados.



Além, claro, de também atrair praticantes de kitesurfe, com direito até a uma escolinha no local para iniciantes. Vale lembrar que a lua e a estrela esculpidas em suas falésias, que atuam como um mirante natural, são um show à parte.
Localizada em uma região privilegiada na América do Sul, aproximadamente a 3º da linha do Equador, possui um clima estável, entre 27º e 30 ºC durante todo o ano. Tem sim alguns meses de chuva que alcança para abençoar as praias com magníficos coqueiros, falésias, lagoas que nos surpreendem entre as enormes dunas de areia. Durante o decorrer do ano, o céu resplandece em um azul invejável e seus moradores sorriem com a satisfação de quem sabe ser dono de um pequeno paraíso.
A origem desta antiga vila de pescadores foi no ano mil seiscentos e cinquenta, localizada no município de Aracati. Transformou-se num ponto turístico em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila. Este cenário cinematográfico fica a apenas 165 km ao leste de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
Hoje, além da paisagem única e exuberante, as atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte são os mais de 80 excelentes hotéis em Canoa Quebrada e as excursões pelos pontos turísticos da região e pelas praias vizinhas, entre elas se encontram: Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas. Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou a cavalo e ficar em contato com a natureza do lugar, para os mais aventureiros tem passeios de paramente, buggy e quadriciclo.
6ª - MARESIAS / SÃO SEBASTIÃO - SÃO PAULO
Maresias é a mais famosa e badalada praia do Litoral Norte de São Paulo, muito frequentada por descolados, artistas e “surfers” paulistanos e de muitos outros pontos do Brasil. A praia possui 5 km de extensão, tem areias brancas e mar claro e agitado.


A praia se tornou um polo turístico sofisticado e muito procurado por turistas do Brasil e exterior. Maresias tem excelente estrutura comercial, agitada vida noturna em bares e baladas famosas e extensa rede de hotéis e pousadas.
Maresias é uma das praias mais agitadas de São Sebastião. No decorrer dos anos Maresias se tornou um pólo turístico sofisticados e um dos mais buscados do país devido a sua excelente infraestrutura. Maresias é muito conhecida pelos seus campeonatos de surf, baladas e muita gente bonita, tudo isso combinado com sua paisagem paradisíaca.
De areia limpa, água clara e ondas agitadas, a praia de Maresias conta com uma estrutura extraordinária. Muitos Bares, restaurantes, quiosques com decks de areia e diversas pousadas e hotéis dão suporte aos visitantes de todo mundo. O bairro ao lado da praia atrai muitos turistas não só por sua variedade de comércios, mas especialmente jovens, por causa de suas casas noturnas. No local também estão programadas caminhadas na Mata Atlântica, com belas vistas panorâmicas.
O mar na praia é descrito com ondas grandes e da corrente também é forte, sendo um dos pontos de surf mais populares no Brasil, servindo como local para importantes torneios nacionais. A areia é amarelada e macia com 5 km de comprimento, ótima para caminhadas, embora seja fofa e bem quente em horário de pico.
A praia é considerada a versão paulista da carioca Copacabana, além de ser o paraíso dos surfistas. O mar tem fortes arrebentações, fazendo com que o local seja sede de diversos campeonatos da modalidade, inclusive etapas de mundiais. Para quem quer curtir o esporte, o Canto do Moreira, ao sul da orla, é o lugar onde estão as melhores condições para a prática da atividade.


Apesar das ondas agitadas, Maresias oferece opções de lazer aos que desejam apenas o descanso à beira-mar. Com 5 km de extensão, areias brancas e águas cristalinas, a orla tem boas condições para banho ou um passeio de barco. No percurso, pode-se avistar o arquipélago de Alcatrazes, um procurado ponto de mergulho.
7ª - CASTELHANOS / ILHA BELA - SÃO PAULO
Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos é também a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 22km que corta a Ilha no sentido Oeste a Leste, por meio da exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela, e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Para os mais corajosos, é possível fazer a trilha a pé.
Na chegada, a recompensa: uma praia de areias claras com cerca de 1,5km de extensão e mar aberto com ondas (diferente do lado Oeste da Ilha) onde é possível a prática do surfe. Suas fotos mais famosas são de sua baía de águas azul claras formando um coração, que pode ser avistado de um mirante onde se chega por uma pequena trilha no canto da praia.
Os habitantes da região são uma antiga comunidade caiçara, muitos trabalham no atendimento aos turistas nos diversos quiosques com serviço de bar, restaurante e estrutura de praia. A partir de lá, é possível fazer diversas trilhas para as praias vizinhas (Mansa, Vermelha e Figueira), ou para a Cachoeira do Gato, uma das maiores quedas da ilha com 80m de altura, que pode ser vista do mar. Vale também a visita ao Mirante do Canto do Gato, para conferir uma bela vista panorâmica da baía de Castelhanos.
Localização: Está no lado Leste da ilha. Para chegar, só a bordo de veículos 4×4 ou barco. Atenção para os horários de acesso ao Parque Estadual e limite diário de número de veículos particulares. Os mais atletas podem se aventurar no trekking ou de bike.
Diversas agências de turismo oferecem passeios para o local. Há também agências de passeios que levam os turistas de barco até a praia, em uma viagem que leva cerca de 1h, com parada em outras praias paradisícas no caminho. Consulte opções de passeios de jipe ou barco em nossa página de passeios.
Castelhanos, localizada em Ilhabela que fica a 210 km da capital paulista e a 350 km da cidade do Rio de Janeiro, é reconhecida pelos visitantes como uma das dez mais bonitas do país. Seu visual é composto pelo imenso mar com ondas agitadas, a enorme faixa de areia branca na praia que cobre seus dois quilômetros de extensão, os dois riachos de água transparente, e uma enorme cachoeira próxima dali. O acesso é feito por jeeps e veículos tracionados, numa trilha de 27 km no lado leste da ilha, ou por mar.

8ª - GOÉS / GUARUJÁ - SÃO PAULO
A Praia do Góes, escondida em meio a Mata Atlântica em Guarujá, no litoral de São Paulo, já foi rica em história e belezas naturais. Mas, períodos de degradação ambiental e uma ocupação desordenada mudaram a paisagem do lugar
Uma praia pequena, de águas calmas e areia branca. Essa é a Praia do Góes que pertence ao município de Guarujá e que se pode ter acesso apenas por barco ou por trilha. Por isso, desde a época em que foi descoberta, no século XVIII, serviu como um refúgio. “Foi por volta de 1770 que aconteceu a construção do forte (Fortaleza da Barra).


Se tem forte, tem gente que naturalmente morava do lado. O forte funcionou por uns 150 anos e depois ficou desativado. Mas você tem as pessoas que foram ficando”, explica Ivanildo Ferreira Guimarães, guia regional de turismo e articulador, histórico, cultural e artístico na Fortaleza da Barra.
A Praia do Góes recebeu esse nome, segundo Guimarães, após a chegada dos portugueses no Brasil. Provavelmente, o homem que ficou com a posse da praia colocou seu sobrenome naquele pedaço de chão.
A praia do Góes, no Guarujá, litoral paulista, tem o sobrenome dos irmãos que tomaram posse das terras no início da colonização de São Vicente, tem 250 m de comprimento e águas mansas. Antiga vila de pescadores tem bares na faixa de areia que oferecem diversas comidas típicas à base de frutos do mar. Uma das mais tradicionais é o "azul marinho", feito com banana verde, pirão e um "peixe de pedra" - geralmente garoupa, que é pescada por meio de uma técnica pela qual os pescadores jogam uma pedra na água para depois lançar sua rede.
9ª - PRAIA DOS OSSOS / BÚZIOS - RIO DE JANEIRO



Pequena e bonita lá estão o Iate Clube, casas cercadas de amendoeiras e, numa pequena elevação à esquerda, a histórica -com mais de 270 anos- Igreja de Sant´Anna, padroeira da cidade.
A enseada tem cenário bucólico, emoldurado por barquinhos coloridos, o Iate Club e a igreja de Sant’Ana, erguida em 1740. De lá parte a trilha que leva às paradisíacas praias Azeda e Azedinha. Repleta de barquinhos de pesca, orla arborizada e charmosas casas de pescadores reformadas, a praia tem visual de cartão-postal. Do lado direito sai o caminho que leva à praia Azeda. Perfeita para tirar fotos, passear e levar os pequenos, tem canoas improvisadas na areia que garantem as bebidas geladas. Para quem não quer caminhar até as outras praias, há acqua-táxis que levam até lá e o centro.
Mais uma praia central de Búzios, cercada por casas e algum comércio, onde a mais famosa moradora foi Brigitte Bardot, encontramos um mar calmo com uma grande variedade de barcos ancorados, proporcionando uma bela vista marinha do local. Nele ocorrem alguns campeonatos de vela, sobre tudo próximo ao clube. Por lá encontramos barcos para serem alugados para um belo passeio na região. Existe um caminho que nos leva para a praia Azeda que parte de lá. Muitas arvores frondosas cercam sua orla.
Repleta de barquinhos de pesca e orla arborizada, a praia dos Ossos, em Búzios, Rio de Janeiro, é perfeita para tirar fotos! A paisagem se assemelha a uma pintura. Já a Azeda forma parte de uma área de proteção ambiental. O acesso pode ser feito a pé por uma trilha (200 m) após a praia dos Ossos ou por aquatáxi, sempre disponível no cais do centro ou mesmo na praia dos Ossos. Vale a pena conferir!
10ª - JURERÊ INTERNACIONAL / FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA
São dois mundos, divididos por uma linha imaginária. Do lado direito, hotéis, pousadas, casas de veraneio e frequência predominante de famílias.


 Do esquerdo, Jurerê vira Internacional e ganha ares de Miami Beach - um bairro planejado, com mansões milionárias e desfile de carrões.
O pedaço é o epicentro do luxo em Florianópolis, sede de descolados beach lounges onde, no verão, as festas fervem regadas a espumante e ao som de batidas eletrônicas. Na praia, no entanto, Jurerê continua com um cenário único: mar calmo e limpo, faixa estreita de areia e boa estrutura de barracas.
o nome Jurerê Internacional vem do bairro onde foi instalado um loteamento de luxo criado na década de 80, com grande planejamento urbano e onde concentra suntuosas casas e ótima infra-estrutura turística.
Considerada a praia mais sofisticada da Ilha de Santa Catarina, Jurerê Internacional tem um público mais exigente, que busca diversão aliada ao conforto.
Localizada em Santa Catarina, Florianópolis, Jurerê Internacional ganhou esse segundo nome pela intensa procura de argentinos, vizinhos do Estado. Com infraestrutura totalmente planejada, é considerada uma praia nobre e atrai principalmente famílias com crianças. O local abriga o Iate Clube de Santa Catarina, onde podem ser encontrados veleiros e lanchas.

Fonte dos textos e fotos: uol.com.br / loucosporpraia.com.br / Thymonthy Becker / Divulgação / Guia do Litoral





DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO





SONHOS DE UM VIAJANTE
INAUGURAÇÃO DE LOJA
Estava indo por uma rua quando entrei no que seria uma loja de departamento. Só que havia entrado pelos fundos. Havia várias pessoas na parte de trás da loja. Trabalhadores que pareciam acabar de ter terminado o serviço, se arrumando. Algumas mulheres, todos sempre apressadas. Fui passando por aquelas pessoas até que cheguei na parte da frente da loja, que estava fechada. Algumas pessoas amarravam balões por toda a loja. 


Eh que a loja ainda não tinha sido inaugurada, o que ia acontecer naquele dia. Fiquei olhando o que havia nas prateleiras. Olhei um tempo e depois voltei e sai da loja por onde havia entrado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo