PERNAMBUCO / BRAZIL: JABOATÃO DOS GUARARAPES / PERNAMBUCO / BRAZIL (2.462 / 5.570) POPULAÇÃO: 706.867 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 8 de março de 2021

JABOATÃO DOS GUARARAPES / PERNAMBUCO / BRAZIL (2.462 / 5.570) POPULAÇÃO: 706.867 PESSOAS (IBGE 2020)




Na baixa maré temos uma faixa de arrecifes nas proximidades do Hotel Golden Beach que permite um banho tranquilo em piscinas naturais. Próximo desse trecho está a Igrejinha de Piedade – monumento tombado a beira mar. 


Praia de Piedade 
Conheça também o monumento da Gaivota Karina (já próximo à divisa com o Recife). Em Piedade estão localizados a maior parte dos hotéis e pousadas. 
Praia de Candeias 
Ter aula de Kitesurf, Windsurf ou Stand Up Padle, entre outros é possível no Flotilha de Snipes (antigo clube que oferece instrutor e aluguel de equipamentos por hora). No calçadão de Candeias há opções de bares e restaurantes, como o Ponto do Caldinho e Du Maranhão. 
Praia de Barra de Jangada 
Várias Marinas com aulas de Jet ski e passeios de barcos estão disponíveis, restaurantes e uma vista deslumbrante do encontro do rio Jaboatão com o mar, nas proximidades da Ponte do Paiva. Um dos restaurantes mais visitados é o Rota do Mar com pratos de dar água na boca e bom atendimento. Em Barra de Jangada se encontra o novíssimo Hotel Bugan Paiva e pousadas. 
Lagoa Azul 
Esbanja beleza natural com paredão rochoso, nascente de água cristalina, cachoeira, trilhas, e a lagoa formada há 30 anos após uma perfuração que atingiu o lençol freático. tudo isso propicia o local ideal para a prática de esportes como bungee jump, flyboard, rapel, trilhas ou simplesmente curtir a natureza ao redor. Numa área de 160 hectares, localizada na área rural de Jaboatão, a lagoa azul é um espaço único. Como está na área rural, indica-se a ida através da extreme sports que organiza grupos e tem instrutores para a prática dos esportes. 
Entrada: r$ 10,00 por pessoa 
Horário: 8h às 17h (finais de semana e feriados) 
Endereço: santana, bairro de socorro 
Email: contato@extremesports.com.br 
Valor aluguel de equipamentos e instrutores: consultar a extreme sportes 


Marina e Esportes Náuticos 
São diversas marinas e restaurantes abertas ao público, a maioria com cardápio especializado em frutos do mar, e uma vista deslumbrante do encontro do rio com o mar e área de manguezal. Alguns locais oferecem ainda aulas de funcional, stanp up padle e pilates. Outros oferecem aulas de jet ski com instrutor, entre outras opções. Seguem informações de algumas marinas de barra de jangada. 
Marina Seleta 
Com infraestrutura de bar, restaurante, chuveirões e piscina, esta marina oferece aluguel de embarcações por hora ou diária (sempre guiada por um marinheiro habilitado), e os valores diferem de acordo com o tamanho do barco escolhido. 
Rua 3, barra de jangada, jaboatão dos guararapes – pe 
Horário: das 9h às 18h (quarta-feira a domingo) 
Fone: (81) 99823-2471 
Marina do Farol 
Oferece restaurante com ótimas opões de petiscos, e várias atividades de lazer como o stand up padle, passeios de barco e esportes aquáticos, e atividades ao ar livre. 
Rua marmelo, 23, barra de jangada, jaboatão dos guararapes – pe 
Horário: 9h às 18h (quarta-feira a domingo) 
Fone: (81) 98860-3809 
Marina Casa Navio 
A Marina Casa Navio tem um restaurante e uma vista relaxante, com serviços simples e música popular. 
Rua marmelo, s/n, barra de jangada, jaboatão dos guararapes – pe 
Horário: 9h às 18h (quarta-feira à domingo) 
Fone: (81) 34692054 ou 9973-2211 
Vista aérea da cidade
Bairro Candeias 
Bairro Prazeres
Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora 
Prefeitura Municipal
Chegando na cidade


Estação do Metrô
Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres 
Morro Dos Guararapes

Vistas Parciais da cidade




Praias da cidade



Rua da cidade
Dados gerais da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco 
Código do Município - 2607901 
Gentílico - jaboatãoense 
Prefeito (2017) ANDERSON FERREIRA RODRIGUES 
População estimada [2019] 702.298 pessoas 
População no último censo [2010] 644.620 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 2.491,82 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,1 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 109.867 pessoas 
População ocupada [2017] 15,8 % 
Posição Geográfica da cidade de Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco
História da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco 
História 
Para desenvolver a produtividade das terras, os donatários de capitanias concediam, em regime de sesmarias, lotes para o plantio. E foi neste regime que, em 1566, Duarte Coelho concedeu uma légua de terra a Gaspar Alves Purga e Dona Isabel Ferreira, para o cultivo de cana de açúcar e instalação de um engenho, o São João Batista (hoje, Usina Bulhões). 


Em 1573, as terras foram desmembradas e parte delas vendida a Fernão Soares, que teve como herdeira Maria Feijó, casada com o português Antônio Bulhões. 
Jaboatão teve o seu povoado fundado a partir de 4 de Maio de 1593, por Bento Luiz Figueira, terceiro proprietário do Engenho São João Batista. Foi palco de duas grandes batalhas contra os Holandeses em Pernambuco, travadas nos anos de 1648 e 1649. Tem como seus principais vultos o general Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Felipe Camarão, Henrique Dias, Antônio Dias e Antônio Silva. 
O primeiro nome da cidade foi Jaboatão, que vem do indígena 'Yapoatan', numa lembrança à árvore comum na região, usada para fabricar mastros e embarcações. A partir de 1989, passou a ser chamada de Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao local das batalhas históricas - os Montes Guararapes. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565, e é a única igreja de Pernambuco, cuja fachada é revestida em azulejo - primeira igreja da América a ser dedicada ao culto de Nossa Senhora - onde todos os anos é realizada uma das festas mais famosas, a Festa da Pitomba (fruta regional).
Esta eh a bandeira da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
Este eh o brasão da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, PE / Josuel Santos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo